Não Deixe de Cuidar Bem dos Seus Pés
Os pés são a base de sustentação do peso de todo o corpo e estão sob tensão constantemente por serem responsáveis por nossa locomoção e equilíbrio.
Seja na atividade física, lazer ou trabalho (principalmente os que requerem longas horas em pé), após um período exaustivo, poder sentar e relaxar traz uma grande sensação de conforto e relaxamento, ajudando a combater sintomas de estresse e ansiedade.
Não é sempre que temos tempo ou condições para fazer uma massagem no corpo inteiro, mas cuidar dia a dia da saúde dos pés, pode trazer benefícios para o todo o físico, com a vantagem de você mesmo poder realizar esses cuidados, agindo diretamente sobre um dos locais que mais sofrem tensão ao longo do dia, tendo bem-estar e conforto para si.Veja essas dicas simples de cuidados para os pés:
Escalda-Pés
Inclua na sua rotina preparar um escalda-pés ao final do dia. Além da incrível sensação de relaxamento, imergir os pés em uma bacia de água quente faz com que o calor estimule a circulação.
Aposte em sais, ervas e aromatizantes para incrementar esse momento e aumentar a sensação de prazer.
Colocar os pés para cima
Principalmente se você fica muitas horas em pé ou mesmo sentada, colocar os pés para cima ajuda a melhorar o cansaço, ativa a circulação, auxilia na retenção de líquidos e previne varizes.
Tire uns minutinhos durante o dia para relaxar os pés desta forma.
Você pode sentar e apoiar as pernas em um banquinho ou outra cadeira, elevando na altura do quadril. Ou quando possível, deitar e apoiá-las na parede.
Andar descalço
Andar com os pés diretamente no chão é ótimo! Melhora a coordenação, estimula as terminações nervosas e mantém as articulações móveis.
Apenas fique atento às superfícies sujas e irregulares para não machucar e causar ressecamento da pele, o que pode causar rachaduras e feridas favorecendo a proliferação de bactérias.
Faça esfoliação e hidratação nos pés
Há produtos vendidos e que são facilmente encontrados para fazer uma boa esfoliação e hidratação dos pés.
A esfoliação consiste em remover células mortas da pele e evitar o ressecamento, além de potencializar o efeito da hidratação, deixando os pés macios.
É excelente para o calcanhar, região onde a pele costuma ficar mais ressecada e apresentar rachaduras.
Ao hidratar os pés, aproveite para massageá-los e aumentar a sensação de bem-estar
Cuidar da higiene dos pés
Cortar as unhas, lavar e secar bem os pés, especialmente entre os dedos (a umidade favorece o surgimento de fungos), evita o aparecimento de micoses, pé de atleta, frieiras e bromidrose, o famoso chulé – que surge devido à ação de bactérias.
Ao cortar as unhas, tenha cuidado para não aprofundar os cantos. Isso pode propiciar o crescimento da unha encravada e de inflamações graves.
Caso isso ocorra, não tente resolver sozinho. Procure ajuda de um profissional.
Escolha do calçado
Nada pior que passar o dia inteiro com um calçado desconfortável, além de deixar qualquer um de mau humor, pode trazer sérios problemas para os pés como bolhas, calos, esporão, joanete… São inúmeros problemas que podem decorrer pelo uso de um calçado inadequado.
E não somente para os pés – joelho, quadril e coluna podem sofrer também com sapatos inapropriados, como os de salto alto.
Diversifique e alterne o uso com as mais diversas modelagens e que sejam, principalmente, confortáveis.
Neste ponto, fique atento também às sapatilhas e sandálias de solado muito baixo.
Apesar de confortáveis, não absorvem o impacto e podem acarretar a fascite plantar, cujo tratamento em casos muito extremos, pode ser a cirurgia.
Massagem
Fazer uma massagem relaxante nos pés tem a grande vantagem de ser possível realizar por você mesmo.
Se não quiser dedicar um tempo exclusivamente para isso, faça enquanto assiste televisão, está sentado vendo o celular ou lendo um livro.
Use cremes e óleos essenciais para ajudar a deslizar a mão sobre a pele. Você pode aproveitar o momento da hidratação para fazer a massagem nos pés e não esqueça de alongar os dedos, o que ajuda na articulação deles.
Ainda, segundo a reflexologia podal, você pode beneficiar diferentes regiões e órgãos do corpo ao estimular pontos específicos dos pés, devido ao grande número de terminações nervosas.
Acredita-se que na prática frequente da reflexologia podal, é possível equilibrar as energias do corpo, reduzindo tensões, promovendo o relaxamento, melhorando o estresse e a ansiedade, além de melhorar a circulação pelo estímulo da massagem.
Ligada aos princípios da Medicina Tradicional Chinesa, é uma terapia complementar e em nada substitui a medicina tradicional.
A terapia complementar ou integrativa, são terapias que auxiliam no cuidado do ser humano promovendo o bem-estar com diferentes técnicas.
O médico convencional não deve deixar de ser consultado. Ao se apresentarem quaisquer sintomas de dor, bolhas, calos, feridas e inchaço, procure o especialista em pé e tornozelo para que sejam tomadas as medidas apropriadas.
Cuidar dos pés traz muitos benefícios como auxiliar o corpo a relaxar, trazendo sensações de conforto e bem estar.
Ficar atento a eles, pode prevenir outros problemas relacionados e que, talvez, o indivíduo não associe aos pés.
Por serem a base de sustentação do corpo, um problema no pé pode acarretar um desalinhamento da postura e trazer problemas nos joelhos, quadril e coluna.
É importante observar também a cor e a temperatura dos pés.
Se estiverem frios ou pálidos podem dar indicativos de má circulação, um problema que pode ser apresentado a pessoas com diabetes.
Comentários
Enviar um comentário