quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Banho de Beleza e Relaxamento

Beleza

O momento mais relaxante do dia,com certeza,é a hora do banho. Alguns minutinhos embaixo do chuveiro podem ter uma função renovadora para o corpo e a mente, deixando o stress e cansaço de lado. Mas além de uma necessidade básica de higiene, o banho diário pode se tornar muito mais prazeroso se transformado num verdadeiro banho de beleza com óleos, cremes e essências.
Para transformar a sua casa num spa e deixar a sua pele muito macia,mais bonita e hidratada, siga estes dicas de como preparar um banho de beleza em 5 passos;

1-Preparação do Ambiente;

A preparação do ambiente é muito importante para que o banho seja agradável e bem relaxante. Para que o clima fique harmonioso, selecione as suas músicas prediletas, de preferência as mais tranquilas, acenda velas ou incensos aromáticos com fragrâncias estimulantes, como as cítricas que amenizam a tensão, e se possível, controle a iluminação. Para dar início ao seu banho de beleza, ligue o chuveiro e controle a temperatura da água, deixando o vapor se espalhar pelo banheiro. Se tiver banheira em casa, aproveite para preparar a água com sais de banho de sua preferência.

2-Hora de Relaxar;

Ligue a música e entre embaixo do chuveiro ou na banheira, procurando sentir a água cair sobre o corpo. Dois minutos são essenciais para começar a sentir os primeiros sinais de relaxamento.

3-Cuidados com o cabelo;

Comece a sua sessão de spa caseiro aplicando o shampoo ideal para o seu tipo de cabelo e em seguida, enxague bem os fios. Troque o condicionador por um creme de hidratação e faça uma massagem capilar suave usando as pontas dos dedos. Deixe o produto agir sobre os fios no tempo determinado da embalagem. Para não desperdiçar muita água, o tempo que estiver com a máscara nos fios é ideal para aplicar o quarto passo do banho de beleza.

4-Cuidados Com o Corpo e Rosto;

Os pés, mãos e o corpo devem receber massagens com sabonetes hidratantes, óleos de banho e cremes esfoliantes com buchas vegetais para remover as células mortas, ativar a circulação e hidratar o corpo. O rosto necessita de cuidados especiais. Aplique o creme esfoliante facial específico para o seu tipo de pele e faça movimentos suaves e circulares para a remoção de cravinhos e a renovação das células do rosto.

5. Sessão Final;

Após massagear, esfoliar e hidratar o corpo e os cabelos, chegou a hora de retirar a máscara capilar e toda a espuma do corpo. Para ativar a circulação e dar mais energia ao corpo, a dica é terminar com uma chuveirada de água fria, exceto se estiver muito frio.
Enxague o corpo todo e em seguida, seque-se levemente apenas enrolando a toalha sobre o corpo. Como a pele recebeu tratamentos de esfoliação, ela está muito sensível e esfregar a toalha pode agredir retirando sua proteção natural. Para finalizar o seu banho de beleza em casa, com a pele limpa e ainda húmida, aplique um creme hidratante por todo corpo massageando suavemente e um creme leave-in no cabelo, mas somente nas pontas dos fios.

O Alívio do TPM na Alimentação

Beleza

A alimentação pode ser uma grande aliada de quem sofre com os terríveis sintomas da tensão pré-menstrual. Mas o que funciona para si, pode não ter o mesmo efeito para a sua amiga e vice-versa.
Quando está perto “daqueles dias”, os ânimos ficam alterados e o corpo sofre algumas mudanças que podem afetar o comportamento. Algumas ficam mais sensíveis, outras mais irritadas, com dores ou até mesmo mais deprimidas.
Existem vários tipos de TPM e pode variar de mulher para mulher e cada uma delas têm  as suas necessidades específicas.
Ao fazer as escolhas certas na hora da refeição, o resultado é o alívio dos desconfortos e dias mais tranquilos até a chegada da menstruação.
Se você ainda não sabe qual é o seu, veja com qual deles se identifica e conheça a alimentação para cada tipo de TPM;

Tipo A;
Os principais sintomas da TPM tipo A são irritabilidade, oscilações do humor e ansiedade. Os alimentos que podem ajudar a aliviar esses sintomas devem ser ricos em vitamina B6, responsável pela produção de serotonina, substância que proporciona sensação de bem-estar. A vitamina B6 pode ser encontrada em alimentos integrais.
Quem tem esse tipo de TPM deve evitar ao máximo chocolate, refrigerante, álcool, laticínios e café, pois eles podem aumentar os sintomas. Além de uma alimentação mais saudável e rica em vitamina B6, os exercícios físicos também são eficazes para combater os sintomas. Para a TPM tipo A, os exercícios mais indicados são ioga e alongamento.

Tipo C;
Os principais sintomas da TPM tipo C são dor de cabeça, compulsão por açúcar e fadiga. Para cortar a vontade descontrolada de comer doces e aliviar os demais sintomas, é recomendado apostar sempre num cardápio combinando um carboidrato com uma proteína, ou seja, um pão com uma fatia de peito de peru ou algum outro tipo de proteína.
Para evitar que os sintomas se agravem, os alimentos e bebidas como açúcar, álcool, chocolate e frutas muito doces devem ser evitados ao máximo. Os exercícios mais indicados para a TPM tipo C são hidroginástica, natação ou uma simples caminhada.

Tipo H;
Os principais sintomas da TPM tipo H são os seios doloridos, inchaço e ganho de peso. Para ajudar a combater esses sintomas, é preciso seguir um cardápio rico em frutas que tenham bastante água, como melancia, melão e tangerina. Outra dica é consumir até 2 litros de água por dia e beber muita água de coco.
Os exercícios indicados neste período para quem tem TPM tipo H, são pedalar, caminhar ou fazer atividades na água, como a hidroginástica e a natação.

Tipo D;
A TPM tipo D é mais intensa que as demais. Seus principais sintomas são a insônia, depressão, confusão e perda de memória. Para evitar que esses problemas se agravem, tomar uma xícara de café por dia, mesmo sendo contra-indicado para os demais tipos, na TPM tipo D pode ser um santo remédio para devolver o ânimo e afastar a depressão.
Além do cafézinho, siga um cardápio saudável e consuma alimentos como a maçã, laranja, repolho, couve e espinafre, que fornecem ao organismo o ácido fólico, considerado um regulador do humor.
Os exercícios também ajudam a aliviar a tensão e dão uma sensação de bem-estar e felicidade. Pratique atividades como a dança, lutas marciais e atividades aeróbica em grupo.